quarta-feira, 24 de setembro de 2014

História de uma gotinha de água

Era uma vez uma gotinha de água pequenina e transparente. Juntamente com outras, formava a água de um lago. Um dia, o Sol brilhante aqueceu a água do lago. As gotinhas separaram-se, subiram e formaram o vapor d’água. Já não se viam as gotinhas.
No céu, a gotinha juntou-se a muitas outras e formaram as nuvens. O vento empurrou as nuvens e a Gotinha viajou por muitas terras. Quando a nuvem ficou mais pesada e encontrou ar mais frio, algumas gotinhas caíram em forma de chuva.
Ao passar pela montanha, o ar era muito, muito frio e a gotinha juntou-se a outras e formaram água sólida. Caíram na terra em forma de neve.
O calor do sol derreteu a neve e as gotinhas voltaram a ser água líquida. Parte da água introduziu-se na terra e alimentou as plantas. Outra parte infiltrou-se no solo.
Quando encontrou rochas impermeáveis formou um lençol de água. A gotinha, com outras companheiras, correu debaixo da terra e formou uma nascente.
A gotinha de água foi ter ao rio onde conheceu os peixes. O curso da água levou a gotinha até ao mar. Agora a gotinha faz parte do mar. Vive numa onda à espera que o Sol a aqueça para de novo poder subir e começar uma nova viagem.














segunda-feira, 11 de agosto de 2014

A importância da água






Muitos não sabem que sem água não existiria vida. Pois aqueles que verdadeiramente não se importam com a escassez da água, é porque nunca passaram sede ou nunca precisaram caminhar quilômetros e quilômetros para pegar água com baldes na cabeça. Se pararmos para pensar um pouco, a água é o bem mais valioso que a Terra oferece a todos os seres vivos, desde a plantinha pequenina até os maiores animais do planeta. O corpo humano é 70% composto por água.
A água exerce função vital no organismo, porque regula a temperatura do corpo e é capaz de eliminar toxinas através da transpiração e urina. Se não existir água, não existirá comida, nem chuva. Quando a água começar a faltar, as pessoas vão começar dar o devido valor que até então não davam.
A água não serve somente para matar a sede, mas para as plantas fazerem o seu ciclo e produzir oxigênio, serve para matar a sede dos animais, para mantermos higiene, nos refrescarmos, para o bom desenvolvimento de todos os alimentos.
Em todo o planeta Terra a água ocupa 97%, mas essa percentagem é de águas salgadas de oceanos e mares, apenas 3% do mundo todo é água potável. Quando a água faltar ninguém vai querer tomar água salgada.

Por isso, cuide para a água não faltar, não a desperdice lavando carros, calçadas e no banho, pois essa água que muitos desperdiçam hoje sairá muito caro no futuro. Num futuro próximo uma garrafinha de água sairá muito caro e muitos não poderão comprar.



  

terça-feira, 5 de agosto de 2014